"Grite o mais alto que puder, mas não espere resposta. Essa é a regra do jogo dos realistas".
- Verônica H.

domingo, 15 de abril de 2012

Filho meu,

não te esqueças da minha lei, e observe teu coração os meus mandamentos, porque te serão acrescentados longura de dias e anos de vida e paz. Não te abandonem a própria benevolência e veracidade. Ata-as à tua garganta. Inscreve-as na tábua do teu coração, e acha assim favor e boa perspicácia aos olhos de Deus e do homem terreno. Confia em Jeová de todo o teu coração e não te estribes na tua própria compreensão. Nota-o em todos os teus caminhos, e ele mesmo endireitará as tuas veredas.
Não te tornes sábio aos teus próprios olhos. Teme a Jeová e desvia-te do mal. Torne-se isso uma cura para o teu umbigo e refrigério para os teus ossos.
Honra a Jeová com as tuas coisas valiosas e com as primícias de todos os teus produtos. Então os teus depósitos de suprimentos se encherão de fartura; e teus tanques de lagar transbordarão de vinho novo.
Filho meu, não rejeites a disciplina de Jeová; e não abomines a sua repreensão, porque Jeová repreende aquele a quem ama, assim como o pai faz com o filho em quem tem prazer.
Feliz o homem que achou sabedoria e o homem que obtém discernimento, porque tê-la por ganho é melhor do que ter por ganho a prata, e tê-la como produto [é melhor] do que o próprio ouro. Ela é mais preciosa do que os corais, e todos os outros agrados teus não se podem igualar a ela. Na sua direita há longura de dias; na sua esquerda há riquezas e glória. Seus caminhos são caminhos aprazíveis e todas as suas sendas são paz. Ela é árvore de vida para os que a agarram, e os que a seguram bem devem ser chamados de felizes.
O próprio Jeová fundou a terra em sabedoria. Firmou solidamente os céus em discernimento. Pelo seu conhecimento foram partidas as próprias águas de profundeza e o céu nublado está destilando o chuvisco. Filho meu, que não se afastem dos teus olhos. Resguarda a sabedoria prática e o raciocínio, e mostrar-se-ão vida para a tua alma e encanto para a tua garganta. Neste caso andarás em segurança no teu caminho e até mesmo teu pé não baterá em coisa alguma. Quando te deitares, não sentirás pavor; e hás de deitar-te e teu sono terá de ser prazenteiro. Não precisarás ter medo de uma repentina coisa pavorosa, nem da tempestade sobre os iníquos, porque ela está chegando. Porque o próprio Jeová, de fato, mostrará ser tua confiança e ele certamente guardará teu pé da captura.
Não negues o bem àqueles a quem é devido, quando estiver no poder da tua mão fazê-lo. Não digas ao teu próximo: “Vai, e volta, e amanhã darei”, quando tens alguma coisa contigo. Não projetes nenhum mal contra o teu próximo, quando ele está morando contigo em sentimento de segurança. Não alterques com um homem sem causa, se não te fez nenhum mal.
Não fiques invejoso do homem de violência, nem escolhas a quaisquer dos seus caminhos. Porque a pessoa sinuosa é algo detestável para Jeová, mas ele tem intimidade com os retos. A maldição de Jeová está sobre a casa do iníquo, mas ele abençoa o lugar de permanência dos justos. Se o caso for com os zombadores, ele mesmo zombará; porém, mostrará favor aos mansos.  Honra é o que os sábios virão possuir, mas os estúpidos enaltecem a desonra.

Provérbios, capítulo 3.